2020/11/20

Vivo OriginOS aposta em força nos widgets e icons dinâmicos

A Vivo já revelou o seu novo OriginOS que irá substituir o FuntouchOS, e que faz grande aposta aposta nos icons dinâmicos e widgets para maior interactividade.

A Vivo quer que o ecrã principal dos seus smartphones não se limite a ser uma colecção estática de icons de apps, e por isso adopta um sistema em que praticamente todos os icons no OriginOS são widgets de tamanho variado. Com isto, as apps podem apresentar notificações dentro dos próprios icons / widgets, e podemos também ter coisas como a icon da app de meteorologia a exibir o estado do tempo - capacidade que também se pode aplicar aos próprios wallpapers, também eles dinâmicos.


A par do aspecto, a Vivo promete também uma série de optimizações para tornar o sistema mais eficiente, com gestão melhorada da memória RAM - incluindo um sistema que pode transferir blocos não utilizados para a memória flash e libertar até 3GB de RAM adicional (em estilo "swap"), e também inteligência acrescida, com pré-carregamento de apps nas horas em que habitualmente as utilizamos, para que estejam disponíveis para serem abertas de forma imediata.

Uma proposta curiosa que, se tiver boa aceitação por parte do público, poderá fazer com que tanto o Android base, como o próprio iOS, possam "inspirar-se" e adoptar algumas destas coisas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)