2020/11/05

WhatsApp ganha mensagens temporárias de 7 dias

O WhatsApp vai ter a opção para o envio de mensagens temporárias com um prazo de 7 dias, que chegará aos utilizadores durante este mês.

O Facebook vai fazer chegar a popular opção de mensagens temporárias ao WhatsApp, embora numa primeira fase os utilizadores não possam sequer definir o limite de tempo que pretendem, sendo aplicado um limite fixo de 7 dias.

Este prazo poderá ser activado por qualquer utilizador (ou pelo administrador no caso de conversas em grupo), e será contado a partir do momento que a mensagem é enviada. Após o prazo de 7 dias o conteúdo da mensagem será eliminado independentemente dos destinatários lerem ou não a mensagem.

Não esquecer que a função de "secretismo" deste tipo de opções é bastante duvidosa - para não dizer nula - já que que os utilizadores poderão fazer copy-paste das mensagens, tirar screenshots, ou fotografar o ecrã dos seus smartphones. No entanto, é algo que se pode tornar interessante para evitar a criação de um longo histórico de mensagens em conversas casuais; embora por diversas vezes me pareça que possam ser ditas coisas que até é útil poder espreitar, como quando alguém recomenda um filme ou local. Enfim, ficará ao critério de cada um, quando a opção ficar disponível para todos utilizadores ao longo deste mês.

1 comentário:

  1. Tendo em conta que surge junto com aquela nova forma de apagar imagens/videos/etc, que isto será mais uma forma do agradar às pessoas que acham que o WhatsApp é um monstro de espaço.

    É pena, porque seria uma boa oportunidade para implementarem formas de troca de mensagens "autodestrutíveis" que a concorrência já oferece.
    Fora o casos mais comum de trocas de material lúdico de moralidade questionável, há várias outras situações em que seria interessante que o conteúdo do chat fosse privado: não permitir copy-paste ou screeshots e conteúdo desaparecia X tempo depois de ser consultado (em todo o lado: servidor e clientes).

    ResponderEliminar