2020/11/30

WireGuard para Windows aproxima-se do Linux com versão 0.3.1

Quem estiver curioso com o WireGuard - que se assume como a VPN para o futuro - já o poderá utilizar com menos limitações no Windows.

O WireGuard apresenta-se como sendo um túnel VPN seguro, rápido e moderno; e que foi criado de raiz a pensar na simplicidade. Enquanto que sistemas como o OpenVPN/OpenSSL têm mais de 100 mil linhas de código, o WireGuard fica-se pelas 4 mil linhas. Embora o WireGuard já estivesse disponível para Windows, as versões até ao momento sofriam de grandes limitações face às versões para Linux. Mas finalmente, com o WireGuard para Windows 0.3.1 este programa começa a tornar-se cada vez mais prático de utilizar; permitindo até que utilizadores comuns possam iniciar e terminar as ligações seguras - algo que até ao momento apenas podia ser feito como privilégios de administrador - e através do interface gráfico para maior simplicidade.

A gestão dos pedidos DNS também foi melhorada, por forma a evitar uma falha relativamente comum, em que pedidos de DNS possam continuar a ser feitos de forma insegura; agora bastando a activação de uma simples opção para garantir que esses pedidos não sejam enviados para o mundo, potencialmente revelando o que o utilizador estaria a fazer protegido pela sua VPN.

A par da simplicidade para os utilizadores Windows, também o controlo via linha de comandos foi melhorado, e na prática faz com que seja possível usar o comando "wg" tal e qual como se se estivesse num sistema Linux ou BSD.

Quem estiver a considerar usar uma VPN, melhor fará em considerar seriamente o WireGuard, a não ser que seja "obrigado" a usar o tradicional OpenVPN.

4 comentários:

  1. Só é pena a PureVPN ainda não ter Wireguard. Experimentei um router low budget com openwrt e obtive 3x mais velocidade a usar o wireguard que com openvpn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pena é estares a usar uma VPN chinesa e inimiga da privacidade.

      Usa a Mullvad, que tem suporte a Wireguard.

      https://www.privacytools.io/providers/vpn/

      Eliminar
  2. É uma VPN do futuro que tem a sua utilidade mas ainda não é um substituto completo da OpenVPN, porque não tem a flexibilidade desta, por exemplo só funciona em UDP que está bloqueado em muitas redes, é mais fácil de bloquear em sistemas de análise de tráfego.
    O OpenVPN deveria ser bastante simplificado a nível de código, mas claro que existem limites para a simplificação se é necessário que seja versátil e adaptável aos milhares de cenários diferentes onde é utilizado.

    No final do dia: Wireguard onde quiserem ligar-se a uma rede doméstica ou comercial num local do planeta onde não tenha restrições no tipo de tráfego, e OpenVPN para os restantes casos até o Wireguard evoluir ou outra coisa surgir com a mesma versatilidade.

    ResponderEliminar