O sector automóvel conta com um lobby poderoso (basta ver os milhares de milhões que esta indústria representa), mas com os tempos de mudança é também tempo desses lobbys mudarem. A ZETA é uma associação que quer combinar a força de todas as empresas interessadas na promoção e adopção dos veículos eléctricos, e que arranca com 28 empresas, incluindo a Tesla, Siemens, ABB e outras.
Uma das suas missões é adiantar o prazo para o fim da venda de automóveis com motores de combustão já para 2030, antecipando em meia década até os planos ambiciosos de estados como a Califórnia, que queriam acabar com os automóveis a combustão em 2035.
Com Trump fora da Casa Branca e com Biden aparentemente empenhado em fazer uma forte aposta nas energias limpas e renováveis, poderão estar reunidas as condições para que nesta década se faça tudo aquilo que foi sendo adiado ao longo das últimas décadas. Era tempo do planeta se unir e fazer tudo o que é possível fazer reduzir as emissões poluentes, e esperar que isso seja suficiente para que os ecossistemas recuperem para um equilíbrio saudável (algo que vai exigir bastante mais que apenas reduzir as emissões). Mas, seria bom, para aqueles que por cá ficarão depois de nós, demonstrar que se foi capaz de "arrumar a casa" antes de lhes passar o testemunho.
- ABB
- Albemarle Corporation
- Arrival
- ChargePoint
- ConEdison
- Copper Development Association, Inc.
- Duke Energy
- Edison International
- Enel X
- EVBox
- EVgo
- Ioneer
- Li-Cycle
- Lordstown Motors
- Lucid Motors
- Piedmont Lithium
- PG&E Corporation
- Proterra
- Redwood Materials
- Rivian
- Siemens
- Southern Company
- SRP
- Tesla
- Vistra
- Volta
- Uber
- WAVE
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarhummm não vejo ai a: BMW, Mercedes, Audi, Citroen, Peugeot, Renault, Seat, Ferrari, Porche e WW e ouras tantas...porque será??? :)
ResponderEliminarMuito boa ideia mas esqueceu-se de um tipo de empresas: Empresas que produzam carros.
ResponderEliminar