2020/12/01

Amazon Sidewalk vai usar WiFi dos Echo e Ring para criar rede IoT global

A Amazon está prestes a activar automaticamente o novo serviço Sidewalk nos Echo e Ring, para criar uma rede global à custa dos seus utilizadores.

Todos conhecemos as limitações das redes WiFi, que se tornam práticas quando se está em casa ou num sítio com uma rede WiFi com acesso conhecido, mas que de nada nos serve quando estamos na rua ao alcance de uma dúzia de redes WiFi desconhecidas. A Amazon quer tirar partido dessa cobertura com o Sidewalk, uma nova rede que visa dar conectividade global a dispositivos IoT, sem complicações de ter que saber credenciais de acesso, e que utilizará toda uma série de dispositivos Amazon, como os Echo e as câmaras Ring, como pontos de acesso para que os dispositivos Sidewalk tenham acesso à internet.

A grande questão, é que a Amazon quer activar esta funcionalidade Sidewalk de forma automática, transformando todos os Echo e câmaras Ring no planeta em pontos de acesso para o Sidewalk, a não ser que os utilizadores se dêem ao trabalho de a desactivar.

A Amazon - como seria de esperar - refere toda a série de vantagens de se ter esta rede, permitindo uma maior cobertura para tracker de localização, e permitindo que coisas como sensores para avisar de cartas na caixa de correio possam alertar os utilizadores mesmo que estejam longe da sua rede WiFi doméstica (desde que estejam ao alcance um dispositivo Sidewalk de um vizinho), e que todas as comunicações são encriptadas. Ainda assim, não será difícil imaginar que muitos utilizadores considerem que esta activação automática sem pedir autorização seja um abuso, e que potencialmente até poderá ir contra as condições de utilização do seu serviço de internet.

É de prever que esta intenção da Amazon não vá ser tão pacífica quanto eles desejavam... mas veremos assim que este Sidewalk começar a chegar à Europa.

1 comentário: