2020/12/22

Apple prepara bateria revolucionária para o seu carro

Depois de ter parecido cair no esquecimento, regressam as notícias que a Apple está mesmo interessada em produzir um carro, e recorrendo a uma bateria revolucionária que poderá abanar todo o sector.

As notícias de que a Apple estaria a considerar entrar no segmento dos automóveis têm sido intermitentes, com o projecto "Titan" a levar uma forte machadada quando a Apple despediu quase 200 engenheiros da equipa em 2019. Falou-se que a Apple poderia estar a considerar desenvolver apenas a tecnologia para licenciar a outros fabricantes, mas agora ressurgem rumores de que afinal o interesse mantém-se em produzir mesmo um automóvel, e com um grande trunfo: uma bateria revolucionária.

Não é segredo que a bateria é o elemento crítico de um automóvel - bem, de qualquer veículo - eléctrico. A Tesla tem-no demonstrado, e para além de dominar a produção de baterias, já revelou as suas intenções de reduzir o custo de produção de baterias criando os módulos a partir de células de maiores dimensões e que facilitam a sua instalação. Mas a Apple quer ir ainda mais longe, e aparentemente dispensar a necessidaded de células individuais, e em vez disso criado uma única bateria gigante, com maior densidade energética e custo bastante mais reduzido. Dizem aqueles que supostamente terão conhecimento de causa, que a esta nova bateria equivale a ter um novo salto ao estilo do que o iPhone fez em relação aos smartphones pré-iPhone.

Bem, a questão é que, como bem sabemos, promessas sobre baterias há muitas e para todos os gostos. Por isso, teremos que esperar para ver o que a Apple realmente manda cá para fora. Por outro lado, se há empresa que é capaz de se aventurar em qualquer sector e que já demonstrou que não deverá ser subestimada, é a Apple. Segundo estas notícias, a Apple estará a preparar o lançamento do carro para 2024 ou 2025... Pelo que, ainda muitos pixeis irão correr até lá!

9 comentários:

  1. Todas as semanas temos noticias de baterias revolucionárias que vão abanar o mercado... e a verdade é que depois não passam do papel... o mercado continua igual com a evolução a passo de caracol!

    ResponderEliminar
  2. A Apple tem dinheiro suficiente para gastar no desenvolvimento de uma bateria nova, coisa que poucas outras empresas poderão dizer o mesmo.

    ResponderEliminar
  3. A Apple para proteger o meio ambiente, vai vender o carro sem pneus.
    Quem precisar de pneus, vai ter que comprar pneus oficiais da Apple, pois o carro não vai ligar sem ser com os pneus oficiais.
    Agora a sério: é só notícias de baterias inovadoras/revolucionárias, o que eu espero é que algumas dessas baterias venham a ser comercializadas independentemente de quem as desenvolva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa ironia tem toda a razão de ser.
      Vindo da parte daquela empresa, será de esperar quem no futuro eles consigam digitalizar o conteúdo da mente dos próprios clientes e venham a cobrar pelo armazenamento pelas cópias de segurança semanais com todas as memórias familiares.

      Muito provavelmente será até de supor que conseguirão inventar um método "inovador" de cobrar pelo ar que os próprios clientes respiram.

      Eliminar
  4. typo " já demonstrou que não deverã ser subestimada"

    ResponderEliminar
  5. Faziam qqc de jeito pela sociedade se pusessem as baterias atais dos seus iphones e ipads fácilmente substituíveis.

    ResponderEliminar