2020/12/20

Blob Opera da Google dá-nos opera na ponta dos dedos

A Google criou mais uma experiência musical que irá gastar horas de produtividade, com quatro simpáticos blobs capazes de cantar ópera.

Este Blob Opera permite-nos criar música que soa sempre bem arrastando os blobs para tocar diferentes notas e vogais - e quem não tiver grande inspiração pode simplesmente recorrer à lista de canções natalícias pré-definidas para escutar as capacidades vocais destes simpáticos artistas digitais.


Mais surpreendente, é que também suporta MIDI, abrindo todo um mundo de possibilidades. :)


Guie o tom e o som da vogal das nossas quatro bolhas festivas que estão prontas para transformarem as suas ideias musicais nas mais belas harmonias. Grave a sua criação e partilhe com a família e amigos, especialmente com a pessoa que já parece ter tudo - pode ter certeza que esta será a sua primeira Blob Opera.

Esta experiência homenageia e explora o instrumento musical original: a voz. Desenvolvemos um modelo de machine learning treinado com as vozes de quatro cantores de ópera para criar uma experiência envolvente para todos, independentemente das suas habilidades musicais. O tenor, Christian Joel, o baixo Frederick Tong, meio-soprano Joanna Gamble e a soprano Olivia Doutney cantaram e gravaram durante várias horas. Na experiência, o utilizador não ouve as vozes deles mas sim a forma como o modelo de machine learning compreendeu como é o canto lírico com base no que aprendeu com os cantores líricos.

A experiência resultante permite que o utilizador toque Blob Opera, alterando o som dos tons e das vogais para criar a sua própria composição. Os blobs respondem e harmonizam-se em função dos inputs do utilizador e em tempo real. Mas não se preocupe se não estiver muito à vontade a compor: é possível o utilizador colocar os Blobs num desempenho festivo enquanto o próprio utilizador aprecia os grandes clássicos de Natal, como o "Jingle Bells" e "Holy Night".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)