2020/12/10

Chrome vai sincronizar passwords mesmo sem sincronização activada

A Google está a mudar a forma como o Chrome partilha passwords e dados de pagamento entre dispositivos, mesmo para quem não usa a sincronização do Chrome - e nem todos estão contentes.

O Chrome vai começar a fazer o preenchimento automático de dados de pagamento e passwords, nos diversos equipamentos onde for usado, independentemente dos utilizadores terem ou não activado a opção de sincronização. Até agora isto era algo que só era possível para quem tivesse activado a opção de sincronização no Chrome, mas a Google diz que para facilitar a vida aos utilizadores, também o irá fazer mesmo para quem não tiver activado a sincronização, ficando a informação associada à sua conta Google.

Os utilizadores continuarão a ter a opção de gravarem passwords apenas para o dispositivo em questão em vez de ficar associado à sua conta, mas a verdade é que isso acaba por ir contra a "simplicidade" que a Google diz ter estado na origem desta alteração.

O que é certo é que, com isto, a opção de sincronização acaba por se tornar redundante e desnecessária, e vem dar razão aos que alertavam para que a opção de sincronização era apenas um passo intermédio para que as informações fossem parar à Google, mesmo que não se quisesse partilhar esses dados com eles.

Para todos os que usam o Chrome e já davam uso à sincronização das passwords e dados, nada muda. Mas para os que iam usando o Chrome tentando não enviar informação para a Google, as coisas poderão tornar-se mais complicadas - mas, se for este o caso, não faltam alternativas Google-free que continuam a ser baseadas no Chromium, e que vão desde o Edge da MS (não que seja a opção mais lógica para quem quiser manter a privacidade) a browsers que desde logo se assumem como sendo anti-tracking, como é o caso do Brave - e isto para não falar de outras alternativas não-Chromium como o Firefox.

1 comentário:

  1. Amigo não deixa amigo usar Chrome.

    Nenhuma pessoa amante da tecnologia ainda insiste no Chrome com coisas tão melhores por aí:

    - Firefox
    - Vivaldi
    - Brave

    Porquê sêr contra a prória internet e privacidade e usar Chrome?

    ResponderEliminar