2020/12/28

Decoração de Natal com persistência de visão

O efeito de persistência de visão é sempre capaz de atrair as atenções, e há quem o tenha aplicado às decorações da árvore de Natal.

O efeito da persistência de visão tira partido dos nossos olhos manterem elementos luminosos em "memória" por alguns instantes, e com isso podemos criar todo o tipo de efeitos curiosos; normalmente usando objectos luminosos em rotação, que criam a percepção de terem volume. É exactamente o que se passa neste caso, com um anel giratório com LEDs que é usado para criar a ilusão de um globo luminoso capaz de apresentar uma série de efeitos.


O maior inconveniente deste projecto é que o barulho gerado por todo o sistema mecânico faz com que o conjunto se possa tornar algo incomodativo para usar num local silencioso, mas... pode ser uma das coisas que talvez possam melhorar, e partilhar com os demais interessados neste projecto open-source.

3 comentários:

  1. Temos ai um erro no texto ...
    O maior inceonveniente
    O maior inconveniente
    Altera ai Carlos

    ResponderEliminar
  2. Este efeito é surreal.
    Percebi pela primeira vez quando tossi a olhar para o relógio digital de cabeceira. Como os dígitos têm uma iluminação forte vermelha, ao tossir os meus olhos viam os dígitos do relógio mexer-se para fora do mostrador.
    A única explicação que encontrei seria a velocidade a que os olhos "retiam" a luz dos dígitos era mais lenta do que a vibração da cabeça ao tossir.

    ResponderEliminar