2020/12/22

Esquemas do Apple II de Wozniak valem 630 mil dólares em leilão

O fascínio pela Apple e pela sua história voltou a ser posto à prova num leilão, com novos valores recorde atingidos por coisas como esquemas electrónicos de Wozniak, e um Apple 1.

Um conjunto de páginas com esquemas do Apple II desenhados por Steve Wozniak em 1975 foi leiloado pela módica quantia de 630 mil dólares, detalhando muitas das soluções engenhosas que foram implementadas na altura para dar origem a um computador versátil mas que mantivesse um custo acessível.

Menos acessível foi o valor final atingido por um Apple 1, em condição "como novo" e incluindo a fonte de alimentação e interface para cassetes. Neste caso o valor ascendeu a 736 mil dólares(!) e poderá fazer repensar todos aqueles que por hábito costumam deitar fora o hardware obsoleto. Neste caso, manter bem preservado esta máquina de 1976 deu uma preciosa ajuda em tornar alguém quase-milionário.

Também revelador, o quando se evoluiu desde então, passando-se de um CPU a funcionar a 1MHz(!) e com 4KB de memória, para os mega-poderosos CPUs e GPUs com milhares de milhões de transístores, dezenas de GB de memória, e SSDs com transferências de gigabytes por segundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)