2020/12/17

FB Messenger desactiva funcionalidades na Europa

Milhões de utilizadores Europeus estão a acordar para um Messenger do Facebook que anuncia a suspensão de funcionalidades por causa de regras europeias.

Ainda não se trata da mobilização esperada no combate contra as medidas de privacidade da Apple, mas não deixa de ser um indicador do descontentamento do Facebook com a crescente interferência europeia nos assuntos digitais. O Messenger na Europa deixa de dar acesso a funcionalidades como a realização de votações (polls) no Messenger e Instagram, assim como stickers no Instagram, respostas personalizadas no Messenger, redução do tipo de conteúdos partilháveis via Messenger, e feitos AR no Instagram.

O Facebook diz que estas remoções são temporárias, e que as funcionalidades serão reactivadas à medida que se verificar a sua validade segundo as directivas europeias que limitam a partilha de dados entre diferentes serviços.

Ainda é cedo para antever até que ponto a entrada em vigor destas (e outras) directivas que visam limitar alguns abusos que os gigantes tecnológicos se acostumaram a dar por "assegurados", irá afectar a disponibilidade de serviços na Europa. Não fica fora de questão que alguns destes gigantes se possam unir para fazer boicote a certas medidas Europeias, limitiando drasticamente os seus serviços para provocar a ira nos utilizadores com o intuito destes se revolutarem contra essas medidas; mas por outro lado essa é uma táctica arriscada que também se poderá voltar contra os próprios serviços, caso os utilizadores europeus também concordem que está na altura de começar a restringir esses abusos.

O ano de 2021 vai ser interessante para ver de que forma é que as coisas evoluem nesta área.

9 comentários:

  1. Vou ali à esquina chorar duas gotas de lágrimas pelo Mark Zuckerberg e volto já...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contra abusos sou.
      Façam o quiserem.
      Minha privacidade é minga liberdade.

      Eliminar
  2. eu uso a NET não quero ficar sem as minhas aplicações

    ResponderEliminar
  3. eu uso o Facebook e do mesgeser do Instagram e oiyotve não quero ficar sem as minhas aplicações as aplicações são seguras

    ResponderEliminar
  4. não quero ficar sem internet nem sem Instagram nem sem Facebook nem sem mesgeser nem sem YouTube nem sem o gugele as aplicações são muito seguras .

    ResponderEliminar
  5. O quê??? sem stickers? 😭😭 Quando parecia que o covid era o pior...

    ResponderEliminar