2020/12/03

Google Authenticator com transferência entre smartphones chega ao iOS

Após muitos meses de espera, o Google Authenticator para iOS ganha a capacidade de transferência para novos iPhones tal como já era possível na versão Android.

A app Google Authenticator permite gerar os códigos secundários para os sistemas de autenticação 2FA standard, mas sofria do grande mal de não permitir a transferência para um novo smartphone no caso de o querermos trocar, obrigando a passar pelo moroso e pouco agradável processo de repetir as activações 2FA (ou optar por outra app que disponibilizasse essa funcionalidade). Em Maio a Google actualizou a versão Android e passou a permitir a transferência para novos smarpthones, e agora foi a vez - finalmente - da versão iOS.

Foram precisos mais de seis meses para a Google se lembrar que tem utilizadores no iOS (e uma meia-dúzia de pedidos, só por minha conta, para que implementassem a função de transferência, que ia enviando com regularidadade uma vez por mês). E embora seja de agradecer que finalmente tenha adicionado a função de transferência, é algo que teria dado bastante mais jeito que chegasse antes do lançamento dos novos iPhone 12, o que facilitaria a vida a quem tivesse trocado de iPhone.

A par da funcionalidade de transferência de códigos - que é feita de forma completamente offline, sem envio de dados para qualquer serviço na cloud - esta actualização chega também com design renovado e que apresenta mais códigos por ecrã, e também passa a contar com suporte para "modo escuro", se bem que sem opção de escolha manual (apenas segue o modo que estiver definido no sistema).


Nota: Com esta actualização é igualmente possível transferir as contas 2FA de um iPhone para um Android ou de um Android para um iPhone.


Actualização (2022): O Google Authenticator passa a ter backups na cloud e sincronização via conta Google.

1 comentário:

  1. Sinceramente vale mais a pena utilizar uma solução tipo 1Password que vai muito mais além que isso.

    ResponderEliminar