2020/12/03

iPhone 12 com bug de consumo de bateria excessivo

Os novos iPhone 12 estão a sofrer de um caso diferente de "batterygate", com consumo misterioso de bateria que pode gastar 40% durante a noite sem justificação aparente.

Com a transição para o 5G e a redução das baterias, os iPhone 12 nunca iriam ser campões de autonomia. No entanto, algo de estranho está a acontecer com algumas unidades, provocando um consumo excessivo para o qual, até ao momento, ainda não foi encontrada explicação.

Alguns iPhones estão a gastar bateria a um ritmo superior ao que seria esperado, e com esse consumo a manter-se constante mesmo quando se deixa o iPhone parado, com 5G e Bluetooth desligado.

No gráfico de cima vemos o fenómeno estranho, que faz com que o consumo se mantenha constante, independentemente do iPhone estar a ser usado ou estar pousado sem qualquer actividade; enquanto no gráfico de baixo vemos que o ritmo de descarga da bateria varia consoante a utilização.

Melhor que terem desligado o 5G seria terem testado colocar o iPhone em modo de avião, para cortar todas as comunicações, e ver se o consumo estará relacionado com isso. No passado já ficou demonstrado a diferença que faz deixar um smartphone pousado num local com sinal de rede fraca, o que leva a consumos bastante mais elevados, ou num local com boa rede. Mas, mesmo assim, é estranho que a rampa de descarga não varie em função da actividade.

Quase garantidamente que isto deverá ser um bug que a Apple poderá corrigir numa das próximas actualizações do iOS, mas se tiverem um iPhone 12, convém estarem atentos a esta situação e reportarem o caso - para que a Apple fique com uma ideia da dimensão do problema.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]