2020/12/16

Google Photos ganha efeito 3D nas fotos

O Google Photos ganhou novos efeitos automáticos, incluindo um que dá vida às fotos com um efeito 3D.

Existem diversas técnicas para dar vida a fotos estáticas em vídeo, com o efeito "Ken Burns" de zoom a focar-se no rosto das pessoas a ser um dos mais práticos e eficazes. Mas, esse efeito tem dado lugar a outro que aplica um efeito tridimensional às fotos, e é precisamente esse o último truque que a Google aplicou ao Google Photos com o novo efeito de fotos "cinemáticas".

Este efeito consiste em segmentar partes da imagem e fazer um efeito zoom ou de pan com componente tridimensional, com um resultado bastante interessante quando se precisa de mostrar uma foto no meio de um vídeo. Mais surpreendente é que a Google consegue fazer isto até em fotos sem informação 3D, recorrendo apenas aos seus algoritmos de reconhecimento e segmentação de imagens.

A par deste efeito temos ainda outras novidades, como novos estilos de colagens de fotos, e que passam a ter em conta coisas como a tonalidade global das fotos escolhidas, para um melhor enquadramento e combinação das mesmas. E uma vez que também podem existir memórias que não se querem relembrar, será possível especificar pessoas e períodos de tempo para o qual a criação de memórias automáticas deverá ser desactivado.

Não se esqueçam que também é possível seleccionarem ou criarem um álbum impresso com as fotos que desejarem, o que poderá constituir uma excelente prenda de Natal para oferecer a familiares e amigos.

2 comentários: