2020/12/29

LG prepara LCDs Mini-LED com família QNED

Apesar da sua aposta nos televisores OLED, a LG prepara-se também para melhorar a sua gama de LCDs adoptando um sistema de local dimming mini-LED.

Muitos televisores LCD topo de gama já recorrem a sistemas de local dimming, mas normalmente contando apenas com algumas centenas de LEDs que podem ser controlados de acordo com a zona da imagem. Com os Mini-LED, a família QNED da LG pode usar cerca de 30 mil LEDs, que são agrupados em 2500 zonas de controlo de dimming, permitindo uma melhor reprodução de conteúdos HDR e com frequências de até 120Hz. (Não sei porque motivo a LG não utilizará controlo individual para os 30 mil LEDs, o que seria ainda melhor, mas lá deverão ter os seus motivos).

Ainda assim, importa relembrar que mesmo que se tenham 30 mil ou 50 mil LEDs, continua a ser uma pequena fracção daquilo que um televisor OLED permite, já que aí temos o controlo individual dos quase 8.3 milhões(!) de pixeis.

Uma tecnologia curiosa que tentou reduzir este problema foi o da utilização de dois painéis LCD, em que temos o LCD normal e outro apenas com o objectivo de controlar a iluminação; mas continuam a ser sempre soluções complexas e dispendiosas, e que na maior parte das vezes acabam por ficar mais caras do que comprar um televisor OLED.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)