2020/12/18

Microsoft Authenticator ganha preenchimento automático de passwords

A Microsoft está a expandir as capacidades da sua app Authenticator, adicionando-lhe gestão e preenchimento automático de passwords.

A app Microsoft Authenticator é usada para gerar códigos de autenticação 2-factor para os serviços que usam o sistema de códigos standard (Microsoft, Google, Facebook, etc.) mas agora está a aventurar-se para a área de gestão das próprias passwords. A versão beta da app dá aos utilizadores a possibilidade de também adicionarem as suas passwords e terem acesso ao sistema de preenchimento automático das mesmas.

Para que a app funcione será necessário ajustar as definições do sistema para que o preenchimento automático de passwords passe a ser feito através desta app.

Por um lado poderá ser conveniente para quem usa esta app e passwords maioritariamente associadas à sua conta Microsoft; por outro lado poderá ser considerado um risco acrescido, ao colocar passwords e autenticação 2FA numa mesma app, tornando-a num alvo ainda mais apetecível para hackers desejosos de apanhar estes dois elementos para se apoderarem das contas das potenciais vítimas.

Fica ao critério de cada um se os benefícios compensarão os riscos, ou se preferirão continuar a usar um gestor de passwords separado de um programa de geração de códigos 2FA.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)