A NASA continua empenhada em colocar astronautas na Lua em 2024, mas para isso fará uma "volta à lua" no ano anterior com a missão Artemis II.
A missão Artemis I vai ser a missão de teste do malfadado SLS da NASA, o super-foguete que tem sofrido atrasos sucessivos e estourado todos os orçamentos, e da nova cápsula Orion. Se tudo correr bem, avançar-se-á para a missão Artemis II com os primeiros astronautas, e que resultará numa missão de 10 dias que levará os astronautas - incluindo um astronauta canadiano - numa volta em redor da Lua, em 2023. Só no ano seguinte, se tudo continuar a correr bem, assistiremos à missão Artemis III que deverá colocar uma astronauta na Lua.
São metas ambiciosas, e das quais fazem parte a construção do Lunar Gateway, que funcionará como estação especial em órbita da Lua, para facilitar as missões até à Lua e servir também como ponto de lançamento para futuras missões a outros planetas.
Mas tudo isto está dependente da NASA mostrar o SLS em funcionamento, coisa que apesar de todos os atrasos, a NASA acredita poder fazer em Novembro de 2021 com o arranque da missão Artemis I.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)