2020/12/19

Google explica origem da sua falha global

A Google sofreu uma falha incomum que deixou todos os seus serviços inacessíveis durante quase uma hora, mas já veio explicar como é que isso aconteceu.

Falhas ocasionais num ou noutro serviço são relativamente comuns, mas não é nada comum assistir a uma falha que afecta todos os serviços da Google de forma global, afectando tanto os utilizadores do Gmail e Google Drive, como o Classrooms, YouTube, Blogger, e tudo o mais. A curiosidade era muita para saber o que poderia ter ocasionado tal falha de forma tão alastrada, e a resposta é: o sistema de autenticação.

A Google estava a actualizar o sistema de autenticação, que garante que cada utilizador só acede aos serviços a que poderá aceder, e devido a um conflito do novo sistema com algumas partes que usavam o sistema antigo, despoletou uma série de acontecimentos que fez com que o sistema de autenticação considerasse que todos os acessos eram inválidos.

Já será suficientemente difícil ter uma ideia do que é trabalhar com sistemas globais à escala da Google, que têm que lidar com milhares de milhões de utilizadores espalhados pelo mundo, e tentar garantir que o serviço esteja disponível sempre que é preciso. Por outro lado, é assustador que mesmo numa infraestrutura com esta dimensão, continua a haver a possibilidade de um "simples erro" poder fazer com que tudo seja desligado de um instante para o outro. Resta esperar que a lição tenha sido aprendida, para que não volte a acontecer outra falha deste tipo.

2 comentários:

  1. As falhas são isso mesmo , falhas...para corrigir ou não..o autor do texto ficou nervoso com 1 hora.?? 😷 Confinemos...disse

    ResponderEliminar