Não há serviço que possa a assegurar a disponibilidade a 100%, e mais uma vez isso ficou demonstrado. Este final de ano fica marcado com uma falha dos serviços da Google, que se torna ainda mais incomum - e alarmante - por ter afectado todos os seus serviços sem excepção.
Normalmente, vemos falhas ocasionais num ou noutro serviço; mas desta vez não houve serviço da Google que escapasse, afectando tudo e todos, do Gmail ao Google Calendar, do Google Docs ao Google Classroom, e nem sequer escaparam serviços como o YouTube e o Blogger - o que significa que também o nosso site ficou inacessível (pois está alojado na plataforma Blogger da Google).
É fácil imaginar o transtorno que isto causa. Milhares de milhões de pessoas ficaram se poder aceder ao email ou aos seus documentos online; todas as salas de aula dependentes do Google Classroom ficaram encravadas; e com disseminação da Internet of Things e afins, dá-se até o caso de pessoas que com esta falha deixaram de poder controlar as luzes em casa.
I’m sitting here in the dark in my toddler’s room because the light is controlled by @Google Home. Rethinking... a lot right now.
— Joe Brown (@joemfbrown) December 14, 2020
Resta agora aguardar para ver que explicação a Google dá para esta falha transversal, e ficar a aguardar pela próxima vez que exista uma nova falha que estrague o objectivo de disponibilizar os serviços 99.999% do tempo. Só devido a esta falha de uma hora, faz com que a Google este ano já fique abaixo dos 99.99%.
Actualização: a Google já explicou o que se passou, tendo a ver com o sistema de autenticação para utilização dos serviços.
Foi a primeira vez que vi erro 500 por parte da Google no acesso ao Gmail :)
ResponderEliminarMistério...
ResponderEliminarUma hora o caraças. Foi quase meia manha sem e-mails.
ResponderEliminarPor volta de que horas?
ResponderEliminar11h50-12h50 +/-
EliminarJá se sabe o que esteve por detrás disto? Falha técnica?
ResponderEliminar