2020/12/14

Serviços da Google estiveram inacessíveis durante 1 hora

Para relembrar que os 99.999% de serviço não são 100%, todos os serviços da Google estiveram inacessíveis durante cerca de uma hora, lançando o caos na internet.

Não há serviço que possa a assegurar a disponibilidade a 100%, e mais uma vez isso ficou demonstrado. Este final de ano fica marcado com uma falha dos serviços da Google, que se torna ainda mais incomum - e alarmante - por ter afectado todos os seus serviços sem excepção.

Normalmente, vemos falhas ocasionais num ou noutro serviço; mas desta vez não houve serviço da Google que escapasse, afectando tudo e todos, do Gmail ao Google Calendar, do Google Docs ao Google Classroom, e nem sequer escaparam serviços como o YouTube e o Blogger - o que significa que também o nosso site ficou inacessível (pois está alojado na plataforma Blogger da Google).

É fácil imaginar o transtorno que isto causa. Milhares de milhões de pessoas ficaram se poder aceder ao email ou aos seus documentos online; todas as salas de aula dependentes do Google Classroom ficaram encravadas; e com disseminação da Internet of Things e afins, dá-se até o caso de pessoas que com esta falha deixaram de poder controlar as luzes em casa.

Resta agora aguardar para ver que explicação a Google dá para esta falha transversal, e ficar a aguardar pela próxima vez que exista uma nova falha que estrague o objectivo de disponibilizar os serviços 99.999% do tempo. Só devido a esta falha de uma hora, faz com que a Google este ano já fique abaixo dos 99.99%.


Actualização: a Google já explicou o que se passou, tendo a ver com o sistema de autenticação para utilização dos serviços.

6 comentários: