2020/12/31

Super Heavy da SpaceX poderá pousar directamente na torre de lançamento

A rotina de aterragens da SpaceX poderá tornar-se ainda mais impressionante com a chegada do foguete Super Heavy.

Ver os foguetes da SpaceX a regressarem à terra e aterrarem suavemente e com enorme precisão é algo que, no espaço de uma década, passou de algo que parecia uma fantasia de uma história de ficção científica, para algo quase rotineiro. Mas, a SpaceX tem planos ainda mais ambiciosos para o futuro Super Heavy.

A SpaceX quer evitar todos os componentes supérfluos, e por isso está a considerar não equipar o Super Heavy com as pernas de aterragem que são utilizadas nos foguetes actuais. O problema é que, sem essas pernas, será preciso tentar uma manobra ainda mais arriscada, fazendo com que o Super Heavy "seja apanhado" suavemente pela torre de lançamento de onde foi lançado.

A manobra iria requerer maior precisão que nunca, mas a SpaceX tem demonstrado um excelente registo em termos das aterragens - e o regresso imediato à torre de lançamento seria um passo importante para o objectivo idealizado por Elon Musk, de ter um foguete que pudesse lançar cargas para o espaço, pousar, e estar pronto para novo lançamento num prazo de uma hora, depois de ser reabastecido.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)