2020/12/12

Toyota promete carro eléctrico com bateria solid-state para 2021

A Toyota promete um carro eléctrico com bateria solid-state já para o próximo ano (2021) com 500 km de autonomia e carregamento em 10 minutos.

Para uma empresa que em tempos foi pioneira nos automóveis híbridos, a Toyota tem estado bastante atrasada no que diz respeito aos automóveis 100% eléctricos. Mas pode ser que recupere desse atraso já no próximo ano, se cumprir com a promessa que agora fez, de ser a primeira comercializar um carro eléctrico com bateria de estado sólido. Uma bateria que não só dará a este veículo uma autonomia de 500 km, como também permitirá que o carro possa ser recarregado em apenas 10 minutos.

A Toyota, tal como muitas outras empresas, tem estado a trabalhar no desenvolvimento de baterias de estado sólido, mas até ao momento ainda nenhuma se aventurou na produção em larga escala das mesmas (ainda recentemente falamos da QuantumScape que diz estar pronta para isso). De qualquer forma, estamos habituados a ver os fabricantes fazerem muitas promessas... que depois tardam em cumprir.

Neste caso, é também provável que a Toyota apenas mostre um protótipo para "dizer que tem", mas que depois demore mais um par de anos (ou ainda mais) para se transformar num veículo comercial que esteja efectivamente disponível no mercado (e mesmo assim, provavelmente com produção bastante limitada).

2 comentários:

  1. Sendo a marca mais avançada na área das motorizações eléctricas tem variadas soluções. Nas baterias de estão sólido é uma mais.

    ResponderEliminar
  2. E tudo uma ilusão carros novos!!! Um novo ou um velho leva me onde leva os outros!! E só meter gota lá pra dentro 👌

    ResponderEliminar