2020/12/29

VW diz que vai avançar com robots de carregamento para automóveis eléctricos

A VW diz já ter um protótipo funcional do robot de carregamento que tinha mostrado em 2019, e que poderá vir a ser a solução para o carregamento nos parques de estacionamento e centros comerciais.

Este sistema visa dar total liberdade aos utilizadores, que poderão estacionar os seus carros eléctricos em qualquer local, e depois solicitarem o carregamento - fazendo com que um pequeno robot transporte uma bateria até ao veículo em questão e dê início ao recarregamento sem qualquer intervenção manual. Depois de terminado o carregamento ou no caso do utilizador estiver para sair, o robot procede à operação inversa, voltando a arrumar a bateria para ser recarregada e utilizada para outros veículos.

Confesso que me parece uma solução desnecessariamente complexa e com desperdício de baterias adicionais (face a simplesmente ter fichas de carregamento nos locais de estacionamento) - mas, admito que possa haver locais onde o uso das baterias portáteis se possa tornar interessante. Seja como for, até que algo assim seja implementado no terreno, continuará a ser visto apenas como uma campanha de relações públicas a demonstrar que a VW está "mesmo interessada" em aclerar a adopção dos automóveis eléctricos.



De referir que este não é o único sistema de recarregamento "mãos-livres" que a VW tem prometido, e também dizia estar a preparar um posto nos EUA onde iria usar braços robot para ligar o cabo de carregamento aos carros.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)