2021/01/15

Análise ao teclado Corsair K60 RGB Pro Low Profile

A Corsair tem um novo teclado K60 RGB Pro Low Profile destinado ao segmento gamer, mas que será capaz de atrair interessados até em quem procura um teclado para trabalhar.

O teclado é um dos periféricos mais importantes num computador, mas que é quase sempre subestimado, sendo uma daquelas coisas que a maioria das pessoas escolhe "o mais barato possível" quando está a montar um computador. Mas, há também um número crescente de pessoas que começa a reconhecer o valor e importância do mesmo, ao não fosse o dispositivo em que passarão horas e mais horas a escrever e teclar.

O Corsair K60 RGB Pro Low Profile

O K60 RGB Pro Low Profile é um teclado que usa teclas Cherry MX Low Profile Speed, com curso mais reduzido que as tradicionais para mais rápida actuação, e contando com iluminação RGB individual para cada tecla.

Estas teclas permitem que o teclado fique com uma altura total de 31 mm face aos 40 mm que teria com teclas normais, e contam com uma distância de actuação de apenas 1 mm. Importa também referir que este teclado está disponível com o layout das teclas em português de Portugal - o que é sempre um bónus.


Em funcionamento

Usar o Corsair K60 RGB Pro Low Profile resume-se a ligá-lo a uma qualquer porta USB 3.0, e já está. Embora seja recomendável utilizá-lo em conjunto com o software iCue da Corsair, que permite uma maior personalização e controlo das funções dos seus periféricos, incluindo a deste teclado, quem preferir dispensar a utilização de software adicional poderá continuar a tirar partido das suas capacidades. Isto porque o teclado conta com controlo dos efeitos luminosos directamente através de combinações de teclas, permitindo a sua configuração e ajuste mesmo sem o software iCue instalado - o que também será útil no caso de o utilizarem em equipamentos onde o iCue não esteja disponível, como uma Xbox, Smart TV, etc.

Há uma série de efeitos luminosos disponíveis, que se podem seleccionar usando a combinação de teclas FN + 1 até FN + 0, e que incluem coisas como espiral colorida, ondas arco-íris, efeitos dinâmicos de onda a partir da tecla que se carrega ou, para as ocasiões onde interessa ter um teclado mais sóbrio, optar por uma cor fixa. É ainda possível ajustar a velocidade dos efeitos, a intensidade da luminosidade, ou desligar completamente a iluminação.

A construção do teclado é de alta qualidade, com o corpo em alumínio e as teclas ficando devidamente iluminadas e legíveis. A barra de espaços também apresenta um nível de robustez que dá confiança para suportar todo o tipo de utilização intensiva (e abusos), oferecendo uma actuação linear mesmo quando pressionada em qualquer uma das extremidades.

Embora não se costume dar importância à parte inferior do teclado, há ainda que referir que o teclado conta com vários apoios em borracha que garantem que o teclado não "fuja" durante as sessões mais intensivas de gaming, e que até os pés rebatíveis que permitem aumentar a sua inclinação contam com apoios em borracha. Um detalhe sempre simpátivo.


Apreciação final

O Corsair K60 RGB Pro Low Profile revelou-se uma boa surpresa. Não esperava que a redução da altura do teclado representasse uma mudança significativa, mas os 9 mm poupados na altura do teclado acabam por se tornar bastante mais confortáveis, dispensando até a necessidade dos habituais "apoia pulsos". Sendo um teclado vocacionado para o segmento gamer, os efeitos luminosos em conjunto com as teclas Cherry MX Low Profile Speed lineares (sem "clique") e com distância de actualização de apenas 1 mm garantem um tempo de resposta reduzido que será apreciado nos jogos de acção que mais dependerem disso. E, graças ao software iCue, até podem contar com iluminação dinâmica do teclado em diversos jogos, o que também se revela numa experiência engraçada. Por outro lado, há também a vantagem de não ter que se instalar qualquer software adicional (se não quiserem) para se poder desfrutar dos variados efeitos luminosos que darão um toque de luz e cor ao ambiente de trabalho - embora seja necessário instalá-lo para se ter acesso às funcionalidades de macros, por exemplo, ou para configurar a iluminação das teclas individualmente.

A ausências de teclas dedicadas multimédia - que estão acessíveis em combinação com a tecla FN - pode ser visto como uma falha, mas em contrpartida isto permite que o teclado fique com uma dimensão total mais compacta, que pessoalmente prefiro.

O preço actual do K60 RGB Pro Low Profile coloca-o perto dos 150 euros, o que não sendo um valor muito acessível, acaba por não ficar fora de contexto neste segmento de teclados mecânicos, com chassis metálico e teclas Cherry MX. E considerando que este é um produto no qual iremos ter literalmente as mãos ao longo de milharesd e horas por ano, acaba por poder ser visto como um investimento e não como um gasto.


Corsair K60 RGB Pro Low Profile
Escaldante


Prós
  • Qualidade de construção
  • Baixo perfil contribui para o conforto a escrever
  • Teclas Cherry MX Low Profile Speed rápidas e silenciosas

Contras
  • Cabo convencional (não entrançado)
  • Base inferior em plástico


Corsair K60 RGB Pro Low Profile

Escaldante (5/5)

1 comentário:

  1. O preço é um bocado elevado. Uso o Logitech G512 Carbon Brown e tirando o baixo perfil, é práticamente igual a esse e mais barato.

    ResponderEliminar