2021/01/10

Dall-E cria imagens a partir de uma descrição

Investigadores criaram uma A.I Dall-E baseada no poderoso GPT-3, mas agora vocacionada para criar imagens a partir de descrições em texto.

O GPT-3 tem dado muito que falar, por permitir escrever artigos aparentemente coerentes tendo por base apenas uma frase inicial escrita pelo utilizador, mas desta vez temos um exemplo ainda mais impressionante. O Dall-E é capaz de criar imagens com base no que o utilizador escreve, e com os resultados a serem igualmente surpreendentes.

De notar que não estamos a falar de um sistema que procura imagens com base naquilo que escrevemos, mas que se tratam de imagens que foram criadas de raiz em função dos pedidos dos utilizadores, e que podem chegar a coisas como: um relógio triangular cor-de-laranja.

Ou algo imensamente mais específico como: uma sala com duas cadeiras vermelhas e um quadro do Coliseu por cima de uma lareira moderna.

Ou até coisas mais criativas, como "uma raposa bebé num tutu a passear um cão" - como demonstrado na imagem usada no início do artigo.


Nem sempre os resultados são exactamente aquilo que é pedido, mas isso em nada reduz a admiração pelo que sistemas como estes já são capazes de atingir. Não será descabido que isto que hoje já é possível fazer para imagens, no futuro possa ser feito para coisas ainda mais complexas, como vídeo. Estão a imaginar o que seria escrever um argumento ou atirar um livro para um destes sistemas, e ter direito a um filme criado completamente via inteligência artificial? Ficamos a aguardar!

1 comentário:

  1. No princípio era o homem. E o homem criou a máquina. E viu que a máquina era má, então arrependeu-se e abriu a torneira para tentar afogar a máquina, mas era tarde demais...

    ResponderEliminar