2021/01/10

NHTSA iliba Tesla das acusação de aceleração súbita

A entidade rodoviária dos EUA já publicou a sua conclusão quanto à acusação de aceleração indesejada nos Tesla, dizendo que a culpa é dos condutores.

A NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) veio por um ponto final na análise de queixas de pessoas que diziam que os seus Tesla "aceleraram sozinhos" e provocaram acidentes, dizendo que em todos os casos analisados a culpa foi da actuação inadvertida do acelerador por parte dos condutores (pdf link).

A queixa de acelerações espontâneas têm sido frequente nos carros eléctricos, com visbilidade acrescida sempre que acontece com um Tesla, mas o caso tem sido sempre atribuído a falha dos condutores - sendo que o problema é que, enquanto num carro a combustão com caixa manual a manobra poderá fazer com que o motor "vá abaixo" ou, no caso de ter caixa automática, o atraso na resposta do motor dar o tempo suficiente para que o condutor se aperceba do erro e tire o pé do acelerador, num carro eléctrico a resposta instantânea faz com que o potencial para acidente seja bastante superior... mas sempre por culpa do condutor.

Aliás, os múltiplos sistemas de redundância e segurança implementados para evitar qualquer tipo de aceleração espontânea já tinham sido confirmados por hackers, dizendo que seria impossível um Tesla acelerar a não ser que o condutor estivesse a pisar o acelerador e a não carregar no travão. E este relatório da NHTSA vem dizer o mesmo.

Dito isto, talvez não fosse má ideia que os Tesla (e outros automóveis eléctricos) tivessem um pouco mais de inteligência e aplicassem uma aceleração mais suave no caso de detectarem potenciais obstáculos ou risco de colisão à sua frente, para tentarem evitar este tipo de situações.

4 comentários:

  1. Sim é verdade que deviam ter um modo "eco" para não ter aquela descarga de binário.

    Ao colocar marcha atrás para tentar estacionar um model S também cometi o mesmo erro de acelerar e só depois me aperceber que era instantâneo, mas não causei danos, foi apenas um susto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O model 3 tem o modo Chill. Também acho impossível fazer marcha atrás em modo normal. O meu está sempre em Chill...

      Eliminar
    2. É possível com o modo creek

      Eliminar
  2. Tenho um dos primeiros Nissan Leafs e um dos últimos Mini PHEV e noto que no LEAF (apesar de ter mais potência elétrica 88CV vs 108CV) a resposta é muito mais imediata que no míni. Tenho quase a certeza que no míni induziram um delay de propósito na resposta do arranque elétrico para ser mais parecido com um carro automático de combustão, mas não me agrada nada pois perde-se a principal vantagem de um motor elétrico que é a reação imediata. E não muda nada esteja no modo eco ou sport, acho que devia haver uma configuração ou opção para se mudar esta curva de resposta do motor elétrico.

    ResponderEliminar