2021/01/31

Dawn Aerospace prepara avião espacial para lançar satélites

A Dawn Aerospace já tem as autorizações necessárias para avançar com o seu avião espacial que poderá colocar satélites em órbita partindo de um aeroporto convencional.

Embora a SpaceX esteja a receber todas as atenções no que diz respeito a revolucionar o lançamento de satélites e facilitar o acesso ao espaço, há muitas outras empresas a tentarem fazê-lo. No caso da Dawn Aerospace a táctica passa por criar um avião espacial, cujo desenvolvimento diz estar a avançar como planeado, e já tendo obtido as autorizações para poder fazer o seu lançamento de um aeroporto convencional.


O avião poderá levar uma carga até uma altitude de 100 mil metros, e partir daí podendo lançar um foguete para enviar os satélites para órbitas a altitudes superior, com a sua vantagem a ser a de poder aterrar, reabastecer e voltar a voar múltiplas vezes por dia, tal como um avião convencional. E neste caso, ao contrário de outros projectos que também apostam em aviões assistidos por foguetes, com a vantagem adicional de poder operar em aeroportos convencionais e não apenas em pistas especiais e isoladas.


O primeiro voo de teste está prometido para este ano, veremos que tal corre.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)