Tim Storms consegue produzir notas com frequências de 0.189 Hz, cerca de 8 oitavas abaixo da oitava mais baixa num piano, e que só podem ser verificadas usando microfones e analisadores de frequências. São notas que nem o próprio cantor consegue ouvir, mas que consegue "sentir" na sua cabeça.
Quanto tinha oito anos, ao ouvir um grupo a capella, considerou ser apenas uma curiosidade conseguir acompanhar com facilidade o cantor que cantava as notas mais graves. Mas só muito mais tarde percebeu que a sua capacidade era especial, quando um especialista o informou que as suas cordas vocais tinham o dobro do comprimento do habitual, e que os músculos em seu redor também permitiam uma gama de movimentos superior ao das pessoas normais. Uma capacidade da qual tem tirado partido na sua carreira como cantor, e como recordista do Guinness.
Daqui por uns anos talvez possa bater o seu próprio recorde, pois a sua voz tem ficado mais grave à medida que envelhece...
... Mas se preferirem o extremo oposto da escala, também podem ouvir o recordista da nota mais aguda produzida por um humano:
Fizeste-me lembrar o vocalista dos Crash Test Dummies. Agora vou ter ouvir! 😁
ResponderEliminarNo caso do artista recordista, como as notas graves dele são cheias de "interferência", pessoalmente não achei tanta piada. Também fiquei na dúvida se não teremos muitos vocalistas de metal a conseguir notas igualmente muito baixas (não ao ponto de não se ouvirem).
Os graves dele estão perfeitos na gravação sem qualquer pico de interferência! Troque de sistema.
ResponderEliminar