2021/01/31

Voz mais grave do mundo nem pode ser ouvida

Façam a voz mais grave que conseguirem. Agora imaginem alguém que consegue cantar notas tão graves que nem podem ser ouvidas - sendo esse o caso do actual recordista do Guinness, Tim Storms.

Tim Storms consegue produzir notas com frequências de 0.189 Hz, cerca de 8 oitavas abaixo da oitava mais baixa num piano, e que só podem ser verificadas usando microfones e analisadores de frequências. São notas que nem o próprio cantor consegue ouvir, mas que consegue "sentir" na sua cabeça.




Quanto tinha oito anos, ao ouvir um grupo a capella, considerou ser apenas uma curiosidade conseguir acompanhar com facilidade o cantor que cantava as notas mais graves. Mas só muito mais tarde percebeu que a sua capacidade era especial, quando um especialista o informou que as suas cordas vocais tinham o dobro do comprimento do habitual, e que os músculos em seu redor também permitiam uma gama de movimentos superior ao das pessoas normais. Uma capacidade da qual tem tirado partido na sua carreira como cantor, e como recordista do Guinness.
Daqui por uns anos talvez possa bater o seu próprio recorde, pois a sua voz tem ficado mais grave à medida que envelhece...


... Mas se preferirem o extremo oposto da escala, também podem ouvir o recordista da nota mais aguda produzida por um humano:

5 comentários:

  1. Fizeste-me lembrar o vocalista dos Crash Test Dummies. Agora vou ter ouvir! 😁
    No caso do artista recordista, como as notas graves dele são cheias de "interferência", pessoalmente não achei tanta piada. Também fiquei na dúvida se não teremos muitos vocalistas de metal a conseguir notas igualmente muito baixas (não ao ponto de não se ouvirem).

    ResponderEliminar
  2. Os graves dele estão perfeitos na gravação sem qualquer pico de interferência! Troque de sistema.

    ResponderEliminar
  3. Mas 0,18 Hz não tem nada que ver com o que se ouve no video que quando muito vai a cerca de 20Hz...

    ResponderEliminar
  4. Ok talvez vá abaixo dos 20Hz não me pareceu ouvir notas abaixo dos 12Hz que continua a estar muito longe dos 0.18Hz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se consegue ouvir. Nem os microfones normais apanham, nem as colunas serão capazes de os reproduzir. Quando muito sentir-se-ia a vibração num sub-woofer que lá chegasse,

      Eliminar