2021/01/17

Documentos falsificados tentam gerar desconfiança na vacina Covid-19

Como se não bastassem as campanhas de phishing e malware, temos agora nova campanha que visa fomentar a desconfiança nas vacinas Covid-19 através de documentos roubados e modificados.

Não se admirem se nos próximos tempos virem pessoas a levantarem preocupações quanto à segurança ou eficácia das vacinas anti Covid-19. Isto porque um grupo de hackers que conseguiu roubar documentos internos referentes à vacina BNT162b2 desenvolvida pela Pfizer e BioNTech, e estão agora a publicá-los com alterações introduzidas com o intuito de gerar desconfiança quanto às vacinas.

Este mundo das teorias das conspirações e dos anti-vaxxers é um perigoso campo minado, porque é extremamente fácil gerar dúvida e confusão entre as pessoas. Não é nada difícil apontar o dedo às grandes farmacêuticas e dizer que têm interesses escondidos, e que agora estão a queixar-se de que os documentos foram manipulados para esconder coisas que não queriam que se soubesse sobre as vacinas. Por outro lado, é preciso relembrar que estas são as pessoas que também apregoam que as vacinas vêm com chips 5G para a elite mundial poder matar remotamente as pessoas que bem entender - e que até conta com iluminados que tiveram a fantástica ideia de dizer que as vacinas deveriam ser feitas a partir dos vírus mas desactivados, em vez de ser "aquelas coisas que eles para lá metem".

É cansativo e frustrante tentar dialogar com quem se deixa arrastar para a teia das teorias da conspiração... mas neste caso das vacinas, por muito macabro que seja, apenas acaba por servir para que a população que acredita nessas teorias se arrisque a ficar reduzida por conta de doenças que podia ter evitado tomando as vacinas respectivas.

4 comentários:

  1. Definitivamente, o imposto contra a idiotice afigura-se como um mal cada vez mais necessário.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente mesmo eu não sendo nada negacionista fiquei alarmado porque não basta dizer que os resultados foram adulterados e dizer que essas pessoas são as mesmas que dizem que... Desculpem mas isto é muito mau jornalismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica a demonstração daquilo que disse...

      Eliminar
    2. Isto é o chamado "jornalismo" de opinião, e representa a opinião de quem escreve. Uma opinião duvidosa, por vezes. Mas no geral acho que são opiniões inofensivas, embora por vezes possam ser tendenciosas, equivocadas e até manipuladoras.

      Eliminar