2021/01/26

Envios internacionais com dados alfandegários obrigatórios

Existem novas regras para os envios internacionais desde o início do ano, e passa a ser obrigatório o preenchimento de um formulário online com os dados alfandegários para envios para países extracomunitários.

Quem quiser enviar qualquer tipo de produto para um país fora da UE passa a estar obrigado a burocracia acrescida, com a exigência do preenchimento de um formulário online chamado EAD – Eletronic Advance Data (Informação Electrónica em Avanço) que pode ser acedido em Criar Envio de Correio Internacional.

Depois, temos duas opções à escolha: imprimir a documentação aduaneira CN22/23 gerada através do preenchimento do formulário e anexar no exterior do pacote ou envelope, juntamente com a restante documentação aduaneira, se existir; ou, para quem não tiver impressora, pedir que isso seja feito no posto dos correios, indicando o código do objecto que será enviado por email após o preenchimento do formulário online.

Os CTT alertam que no caso desta regra não ser seguida, o envio poderá ser devolvido. A ter em conta por todos os que queiram enviar algo para um país de fora da UE - que agora, por conta do Brexit, também inclui o Reino Unido.

6 comentários:

  1. Na loja dos CTT tb podes pedir o preenchimento desse formulário aduaneiro mas isso tem 2 custos: em dinheiro (3 ou 4€) e tempo (o funcionário tem de preencher o formulário na hora).
    Recomendo que tragam já o dito formulário preenchido de casa...

    ResponderEliminar
  2. os dados pedidos são um pouco fora do comum. Email e telefone do destinatário. No Ebay ninguém por principio fornece esses dois dados. Aliás o único a que pedi (EUA) desistiu da compra. E a questão é agora de quem é a responsabilidade. Aparentemente minha porque sou (era) eu quem garantia que podia enviar para os EUA.

    ResponderEliminar
  3. Parece que os CTT estão a pedir alguns os dados de e-mail e telefone abusivamente

    https://sapoa.info/wp-content/uploads/documents/SAPOA%202020%20POSTAL%20FORUM/SAPOA%20Day%204/EAD%202021.pdf

    What are the necessary data elements to be provided via ITMATT?
     Generally speaking, the ITMATT message is the electronic equivalent of the familiar UPU CN23 Customs declaration form. This also defines the necessary data elements.
     In order to meet the legal requirements for security and fiscal purposes, the ITMATT data set must include the following elements:
    • Sender’s name
    • Sender’s address
    • Recipient’s name
    • Recipient’s address
    • Number of articles
    • Total gross weight
    • Per piece of content: quantity
    • Per piece of content: net weight
    • Per piece of content: value
    • Per piece of content: country of origin • Category of item: e.g. gift, sample
    • Description of content

    ResponderEliminar
  4. Em relação às receções vindas do exterior (nomeadamente da china), existe algum tipo de bloqueio ou restrição na alfandega?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, apenas as coisas que já tinha antes, por ser origem extra-comunitária.

      Eliminar
  5. Não consigo preencher o primeiro bloco de dados. Quando chega ao peso por gramas, não assume numericamente. Dificil!

    ResponderEliminar