2021/01/27

Galaxy Watch com ECG e pressão sanguínea em Portugal

Depois de muito tempo à espera, os possuidores dos Galaxy Watch 3 e Active2 da Samsung poderão finalmente tirar partido da sua capacidade de leitura de ECG e pressão sanguínea em Portugal.

Embora os Samsung Galaxy Watch 3 e Active 2 possam registar ECG e pressão sanguínea, o facto de isso cair sobre a alçada de "dispositivos médicos" obriga a toda uma série de requisitos e certificações adicionais. Por isso, até ao momento estas funcionalidades estavam apenas disponíveis na Coreia do Sul e nos EUA, para grande desapontamento de todos os utilizadores que esperassem tirar partido disso noutros países. Agora, a Samsung resolve parcialmente o problema levando estas capacidades a mais 31 países, onde se inclui Portugal e demais países membros da UE, assim como o Reino Unido, Chile, Indonésia e EAU.

A app Health Monitor da Samsung recebeu a certificação CE que permite activar estas funcionalidades, começando a ser disponibilizada de forma gradual a partir de 4 de Fevereiro. Uma notícia que chega mesmo a propósito das indicações de que os novos smartwatches deste ano deverão ser capazes de monitorizar o nível de glucose no sangue.

No caso da leitura da pressão sanguínea, será necessário ter acesso a um medidor de pressão tradicional, para efectuar uma calibração a cada quatro semanas da leitura feita pelo relógio.





Actualização: no caso de não terem um smartphone da Samsung, há forma de activar estas funcionalidades para smartphones de qualquer marca (obrigado Norberto).

2 comentários:

  1. Tenho o Active2 à cerca de um ano, e optei por este modelo por ter a funcionalidade ECG. Um ano de espera e parece que essas funcionalidades só ficarão disponíveis quando emparelhado com um smartphone da Samsung. Existe forma de dar volta a isto mas não é para todos os utilizadores. Fonte: https://www.xda-developers.com/galaxy-watch-3-galaxy-watch-active-2-ecg-blood-pressure-monitoring/amp/

    ResponderEliminar
  2. Também tenho o relógio desde Outubro/2019 e estava à espera destas atualizações, conforme prometido, desde o 1 trimestre/2020. Quanto ao telefoen é um Samsung, pelo que não devo ter problema.
    Detectei, no entanto, que a medição dos passos não é a correcta nem a selecção dos exercicios (tive antes um Fitbit que não tinha estes problemas).
    Para quando a resolução destes problemas BÁSICOS?

    ResponderEliminar