2021/01/23

iOS 14.3 impede transferência de fotos para Windows via USB

Quem usava um cabo USB para transferir as suas fotos de um iPhone para o seu PC, poderá ficar bastante frustrado ao descobrir que isso deixou de ser possível nas versões mais recentes do iOS 14.

Ligar um smartphone ao PC com um cabo USB é, tradicionalmente, a forma mais eficiente de transferir dados como fotografias - e que se torna imprescindível para todos aqueles que não quiserem recorrer a serviços na cloud para essa transferência. Esse método tem sofrido algumas alterações ao longo dos anos, como o facto de ter passado a perguntar se os utilizadores autorizam a transferência de dados para aquele PC, com um popup de segurança a perguntar se confiam naquele computador, mas no essencial tem-se mantido com o mesmo princípio: mostrar o iPhone como uma pasta onde existem fotos, e de onde podemos copiar as que desejamos.

Infelizmente, tanto no anterior iOS 14.2 tal como no actual 14.3, tentar copiar fotos directamente de um iPhone para um PC através de um cabo USB tornou-se impossível, sem que tenha sido dada qualquer explicação.

O facto da maioria das pessoas poder usar ferramentas de sincronização com outros serviços (iCloud, Google Photos, Dropbox, etc.) pode ter ajudado a que este problema não fosse notado; mas a verdade é que estamos a falar de uma funcionalidade básica que continua a ser essencial para todos os que preferem manter as suas fotos apenas localmente sem passarem por serviços externos. Por isso mesmo, é de acreditar que isto não passe de um bug temporário causado por qualquer alteração nas rotinas de segurança do iOS, e que venha a ser resolvido na próxima actualização do iOS. Mas, até lá, terão que ficar com as fotos "bloqueadas" dentro do iPhone sem forma directa de as transferirem para um PC via cabo USB, como sempre foi possível ao longo da última década.

5 comentários:

  1. Não percebo.
    Tenho a versão 14.3 do IOS e acabei de ligar o iPhone ao PC e abriu a caixa para a transferência das fotos sem nenhum problema.

    ResponderEliminar