2021/01/23

Novo rover Perseverance chega a Marte a 18 de Fevereiro com helicóptero a bordo

Chegamos à fase de contagem final para a chegada do rover Perseverance a Marte, desta vez levando consigo um passageiro especial: o Ingenuity, o primeiro helicóptero que tentará voar fora do nosso planeta para auxiliar na investigação do planeta vermelho.

O Perseverance foi lançado a 30 de Julho de 2020 e, após cerca de seis meses no espaço, aproxima-se agora do seu destino. A 18 de Fevereiro acompanharemos atentamente o complexo processo de pousar em Marte e, assumindo que tudo corre bem, teremos motivos especiais para ir acompanhando a sua aventura por lá, com destaque especial para o Ingenuity.

O Ingenuity será a primeira aeronave motorizada a tentar voar noutro planeta, e irá validar muitas das opções técnicas que poderão ser usadas para futuros drones voadores de exploração. Para isso, para além de todo o processo de ser largado pelo Perseverance, terá que demonstrar a capacidade de conseguir recarregar as suas baterias usando o seu próprio painel solar, e posteriormente voar na ultra fina atmosfera marciana (apenas 1% da densidade da Terra), motivo pelo qual também está equipado com hélices com um diâmetro de 1.2 metros.



Por agora fica o encontro marcado para 18 de Fevereiro, para acompanharmos a sua chegada a Marte.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)