2021/01/22

iPad Mini pode usar furos no ecrã para câmara e Touch ID

O próximo iPad mini pode estrear uma nova configuração de ecrã pela Apple, com um elemento pouco habitual - usar um furo no ecrã para manter um botão Touch ID convencional.

Segundo imagens aparentemente derivadas dos planos de produção, o iPad Mini 6 marcará a estreia de um ecrã com furo para a câmara frontal, para evitar as margens mais volumosas mas sem recorrer ao notch do Face ID; mas mais estranha será a opção da Apple para manter o Touch ID. Quando se esperava que a Apple passasse a usar um sensor de impressões digitais sob o ecrã, como já se tornou habitual nos smartphones Android, a Apple parece ter usado a técnica do furo no ecrã para lá colocar o seu sensor Touch ID.


Não deixará de ser uma opção interessante, mas que me parece que viria causar mais problemas do que aqueles que poderia resolver. Para começar, esta disposição obrigaria os developers a contemplarem ainda mais uma variante de ecrã a suportar - algo que parece já ter atingido um ponto de saturação, considerando que algumas apps ainda nem sequer foram actualizadas para tirar partido de todas as variedades de ecrãs dos iPads; a par da grande confusão de terem que lidar com a questão de um furo no ecrã numa secção bastante mais problemática, onde normalmente surgem barras de navegação nas apps, etc.

Faria muito mais sentido simplesmente adoptar o Touch ID no botão de power, como a Apple já fez noutros iPads, pelo que me parece que este rumor deverá ser levado em consideração com alguma cautela.

1 comentário:

  1. O Touch ID no Botão de Power faz mais sentido do que outra abordagem.

    ResponderEliminar