2021/01/17

Novo modelo de carta de condução já disponível


Quem tirar ou renovar a carta já pode contar com o mais recente modelo para 2021 com design mais moderno, que agora até inclui um QR Code.

O novo modelo de carta de condução tem um design inovador, dentro das normas definidas a nível europeu, que incorpora uma melhoria e uma validação de segurança. Este design resulta em técnicas conjugadas de impressão offset e serigrafia, combinando um aspecto visual do fundo mais harmonioso com motivos anti-cópia – guilhochés, microtextos e linhas de espessura variável-, impossíveis de reproduzir por meios convencionais. Outro elemento que agora reveste maior segurança ao cartão é a presença de uma estrutura lenticular MLI (em inglês “multiple laser image”) em que, consoante o ângulo de observação, se identifica a fotografia gravada a laser do titular em escala reduzida ou o número do documento. Neste novo modelo vai ser ainda possível incluir, no verso, a habilitação de conduzir veículos agrícolas representado através de um tractor.

Este novo modelo de carta prepara o caminho do mundo físico para o digital, através da introdução de um código de barras bidimensional (QR Code) que pode ser facilmente lido através de um smartphone, que aponta para as funcionalidades do IMT – online.

Produzida na Imprensa Nacional Casa da Moeda desde a década de 60, a carta de condução é um documento que, até aos dias de hoje, já sofreu inúmeras evoluções. Desde o material aos sistemas de segurança como os hologramas, passando por mudanças na informação apresentada, como foi o caso do desaparecimento da morada do condutor no documento. Os inúmeros elementos que a compõem têm sido ao longo dos anos renovados de forma a garantir a segurança do documento e dos dados numa área tão relevante.


Publicado originalmente no Pela Estrada Fora

2 comentários:

  1. Que desperdício de tempo e dinheiro... metiam era isso no cartão do cidadão como devia ter sido desde que o mesmo existe... Quantos documentos é que é preciso para identificar a mesma pessoa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cartão de cidadão, Carta de condução, segurança social, saúde, eleitor, finanças... mais do que múltiplos documentos, bastaria um único número para tudo!

      Eliminar