2021/01/22

Raspberry Pi Pico fica disponível por $4

A família Raspberry Pi volta a crescer, desta vez com um diminuto microcontrolador Pico que fica disponível por apenas $4.

O Raspberry Pi Pico estreia a utilização do RP2040, um chip ARM desenvolvido pela própria Raspberry Pi, e sendo destinado ao tipo de operações para as quais até um Raspberry Pi Zero seria desadequado, permitindo obter consumos mais reduzidos, ou entradas analógicas directas.

O chip em si é simultaneamente modesto e poderoso, dependendo da referência que se utilizar: é com dois núcleos Cortex-M0+ a 133MHz, 264KB de RAM, suporte para até 16MB de memória flash externa, tem controlador DMA, 30 pinos I/O dos quais 4 podem ser entradas analógicas, vem com 2x UARTs, 2x SPIs e 2x I2C, 16x PWM, 1x USB 1.1, 8x máquinas de estado programáveis para I/O, e modo USB mass storage para programação simplificada. Conta também com uma arquitectura interessante, que usa 6 bancos de memória independentes que permitem o acesso simultâneo pelos diferentes núcleos e controlador DMA sem causar interferências ou atrasos.


Para além de estar disponível no Raspberry Pi Pico, que vem com 2MB de memória Flash e aceita tensões de 1.8-5.5V para maior versatilidade na alimentação, vai também estar disponível em novas placas da Arduino, Adafruit, Pimoroni, SparkFun, etc.

Em Portugal está disponível na Mauser.pt por 4.92 euros.

4 comentários:

  1. As especificações não estão correctas.
    É um dual-core Arm M0+

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O dedo escorregou para a tecla ao lado. :)
      Corrigido, obrigado.

      Eliminar
  2. Estando esgotado na MAuser, onde é que se pode comprar?

    ResponderEliminar
  3. Ideias para usar isto em IoT 🤔 ?
    😉

    ResponderEliminar