2021/01/06

Telegram revela localização dos utilizadores por triangulação

Quem tiver activado a funcionalidade de conversas com pessoas próximas no Telegram poderá ter a sua localização exacta exposta a estranhos.

O Telegram permite criar grupos e comunicar com pessoas que estejam próximas, e ao fazê-lo revela também a distância a que estão do utilizador. Essa informação permite que, fazendo uns passeios - ou, mais facilmente, usando uma app que falsifique a posição GPS - se possa fazer a triangulação da posição de qualquer pessoa que esteja na lista. Ou seja, se a pessoa estiver a 1500 metros da nossa posição actual, podemos deslocar-nos 1000 metros para norte / sul / este / oeste e ir registando a diferença no distanciamento, e a partir desses dados saber com bastante precisão a sua posição exacta.


No passado outras apps que apresentavam essa informação deixaram de a indicar com tal precisão , ou passaram a adicionar propositadamente interferência (por exemplo, adicionando uma componente aleatória de centenas de metros) - sendo que para todos os efeitos, não há realmente grandes vantagens práticas em dizer que alguém está a 345 metros de distância face a dizer "está a menos de 1km / 2km / 5km" de distância.

Seja como for, o Telegram não vê esta situação como risco de segurança ou falha de privacidade, relembrando que esta funcionalidade só fica activa para os utilizadores que a activarem e aceitarem.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)