2021/01/14

Uso dos smartphones continua a aumentar e já passa as 5h por dia na Indonésia

O tempo passado diariamente a usar o smartphone continua a aumentar, segundo as estatísticas da App Annie, com um número crescente de países a ultrapassar a média de 4 horas diárias, e a chegar até a mais de 5 horas por dia.

Se consideram o uso do smartphone um vício, os dados da App Annie para 2020 confirmam que é um vício em flagrante explosão - embora não se possa ignorar o impacto que o tempo de confinamento da pandemia Covid-19 teve no aumento da sua utilização.

Nos EUA superou-se a marca das 3 horas diárias, atingido um novo máximo de 3.6 horas ao smartphone por dia, que se tornam particularmente relevantes por sinalizarem que os norte-americanos já passam mais tempo com o smartphone na mão do que a ver televisão. Mas, há países onde o aumento tem sido bastante mais expressivo.

Países como a Turquia, Coreia do Sul, Argentina, Índia e Brasil passaram a marca das 4 horas de utilização diária, e na primeira posição temos a Indonésia, que já ultrapassou as 5 horas de utilização diária (embora Brasil e Índia também já estejam próximos das 5 horas).

São dados que comprovam que em muitos países o smartphone se está a tornar no equipamento principal e preferencial para fazer tudo - mas não deixando de ser um pouco preocupante pensar no tempo dedicado a estes dispositivos. Eu próprio já estive no patamar das 4 horas de utilização diárias, e comecei a refrear a utilização para reduzir a média para menos de 3 horas (nada como dar uso às ferramentas de controlo de tempo no iOS e Android, para ter uma melhor noção do tempo usado, e até aplicar limites de tempo em certas apps, se for caso disso).

1 comentário:

  1. Gostaria tanto de ver a cara do Steve Ballmer olhando para esta notícia...

    ResponderEliminar