2021/01/06

Vendas do iPhone 12 Mini abaixo do esperado?

Depois de anos a pedir um iPhone mais compacto, a chegada do iPhone 12 Mini parece confirmar que afinal a preferência continua a ir para os iPhones maiores.

Há muito que se reclama do tamanho excessivo que os smartphones atingiram, actualmente com modelos cujo ecrã se aproxima das 7" que - noutros tempos - seriam associadas aos mini-tablets. Dito isso, e apesar de haver quem peça modelos mais compactos, no momento de escolher um novo iPhone a opção parece continuar a ir para os modelos maiores.

Segundo estimativas da CIRP, os novos iPhone 12 foram responsáveis por 76% das vendas de iPhones nos EUA em Outubro e Novembro, com o iPhone 12 standard a ser o modelo mais vendido com 27% das vendas, mas com os iPhone 12 Pro e 12 Pro Max a estarem também bem representados. A excepção vai para o iPhone 12 Mini que se ficou por apenas 6% durante esse período de lançamento.

Parte desse fraco resultado pode ser atribuído à fragmentação da Apple ainda vender modelos dos anos anteriores, incluindo os iPhone 11, iPhone SE, XR e 8; que dificultam a aceitação do preço elevado do iPhone 12 Mini. Mas, pode também dar-se o caso de, por muito que se queira um smartphone mais compacto, no momento da decisão se acabe por fraquejar e optar pelos modelos maiores, que desde logo contam com a vantagem de vir com bateria de maior capacidade e autonomia mais prolongada.

Veremos que tal as coisas correm no final deste ano, assumindo que a Apple começa a consolidar a gama de iPhones nos modelos com Face ID e começa a fazer desaparecer os modelos mais antigos da era Touch ID (embora ainda haja a esperança de que adopte o Touch ID integrado no ecrã - que a utilização das máscaras já demonstrou que a aposta exclusiva no reconhecimento facial foi um erro).

3 comentários:

  1. Nem grandes nem pequenos!!
    Design desactualizado ,sem carregador, preços exorbitantes !!
    Xiaomi, OPPO, One Plus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. • "Design desactualizado" no ano em que actualizam o design.
      • "sem carregador" quando mais marcas começam a dizer que vão fazer o mesmo.
      • "preços exorbitantes" quando infelismente os flagships de todas as marcas estão cada vez mais caros a cada ano.

      Eu não sou nada de comentar, mas com esse jackpot de tiros ao lado, não resisti a responder ahah.

      Eliminar
  2. Nem grandes nem pequenos!!
    Design desactualizado ,sem carregador, preços exorbitantes !!
    Xiaomi, OPPO, One Plus

    ResponderEliminar