2021/01/15

Windows 10X vai ser alternativa ao Chrome OS

Depois de ter nascido com o objectivo de ser o Windows para os dispositivos dual-screen, a MS está a transformar o Windows 10X numa alternativa ao Chrome OS da Google.

Começa a ficar em estado funcional o Windows 10X da Microsoft, que é um Windows "light" destinado a correr em computadores com hardware mais modesto, mas que chega com um conjunto de alterações que poderá antever alterações que venham a ser aplicadas ao Windows 10 normal - e servir de indicador para o Windows em ARM.

A MS alterou a Taskbar e o Start Menu, elementos icónicos do Windows, que agora passam a mostrar as apps centradas na barra, e com o Start Menu a perder as Live Tiles e a focar-se nas apps disponíveis e documentos mais recentes. Alterações que a par de um explorador de ficheiros simplificado, o fazem parecer como o "Chrome OS" da Microsoft.

De notar que o Windows 10X não pode correr apps Windows tradicionais, e fica limitado a apps da Microsoft Store e web apps. Deverá começar a surgir em portáteis de baixo custo que chegarão ao mercado ainda este ano, esperando fazer frente aos Chromebooks.


1 comentário:

  1. Mais uma vez a velha e triste ideia de limitar às stores oficiais...é uma pena porque de resto há mercado e utilidade

    ResponderEliminar