2021/01/29

Xiaomi Mi Air Charge faz carregamentos wireless a metros de distância

A Xiaomi apanhou todos de surpresa ao anunciar o seu sistema Mi Air Charge de carregamento wireless a vários metros de distância.

O Mi Air Charge consiste numa base (bastante volumosa) capaz de emitir energia wireless para múltiplos equipamentos a vários metros de distância, fornecendo cerca de 5W que seriam suficiente para recarregar lentamente um smartphone. O transmissor contém 144 antenas e consegue produzir um feixe de energia de alta-precisão apontado directamente aos dispositivos receptores - neste caso, smartphones contendo 14 antenas para converter o sinal RF mmWave para energia eléctrica.


Como seria de esperar, a Xiaomi não faz qualquer referência ao nível de eficiência do conjunto, nem de como essa eficiência seria afectada pela distância e por obstáculos (incluindo o corpo humano, no caso da pessoa estar entre o smartphone e o transmissor), mas sendo mmWave, fica desde garantido que não funcionará através de paredes ou outros objectos idênticos, sendo mais prático assumir que precisará praticamente de ter uma linha de vista desempedida entre o transmissor e receptores.

A Xiaomi não avança com preços nem com datas para comercialização. Mas, depois de tantas promessas de energia wireless a grandes distâncias ao longo dos anos, que nunca se chegaram a concretizar (lembram-se da uBeam?) o melhor será aguardar para ver.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)