2021/02/13

Chrome 88 com barra de tabs deslizável

O Chrome 88 vem com uma opção que pode facilitar a vida a quem acumula muitas dezenas de páginas abertas no browser, permitindo deslizar a barra de tabs em vez de reduzir a dimensões microscópicas.

Ao contrário do que fazem browsers como o Firefox ou Safari que contam com uma barra de tabs deslizável quando se começa a ter demasiadas tabs abertas, o Chrome opta por manter todas as tabs abertas dentro dos limites da janela do browser. Isso faz com que o tamanho das tabs se vá reduzindo à medida que se abrem mais páginas, até se reduzirem apenas aos icons dos sites e, a certo ponto, deixando sequer de aparecer. Há algum tempo que a equipa do Chrome tem tentado encontrar formas de lidar com isso, que começam por chegar no Chrome 88, embora ainda atrás de opções manuais escondidas na longa lista de flags disponíveis.

Quem quiser activar a opção de tabs deslizáveis no Chrome 88, terá que dar um salto ao chrome://flags/ e procurar por Scrollable TabStrip, activando a opção.

Por agora a opção limita-se a ser activada ou desactivada, e se queremos ter os botões de deslizar visíveis, mas para as próximas versões poderão ser dadas opções adicionais. No Chrome 90 (versão de desenvolvimento), é possível escolher entre diferentes opções para o tamanho mínimo a manter para as tabs, evitando que se reduzam ao tamanho dos icons.

A par do The Great Suspender (agora The Marvellous Suspender, por o original ter passado a incluir malware), esta poderá ser uma opção interessante para quem mantém dezenas e dezenas de tabs abertas no Chrome - isto no caso de não serem fãs do sistema de grupos de tabs minimizáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)