2021/02/13

VLC prepara versão 4.0 com interface renovado

O VLC prepara uma das suas maiores actualizações, com a chegada da versão 4.0 no ano em que celebra o seu 20º aniversário.

Dizer que o VLC é "apenas" um leitor de vídeo é bastante redutor. O VLC é um leitor de vídeo que se orgulha por reproduzir vídeos de praticamente qualquer formato existente sem necessidade de nos preocuparmos com a instalação de codecs adicionais, mas este é um programa que não só já suportava vídeos 8K na sua versão 3.0, como também permite fazer a captura do ecrã do computador em vídeo, ou fazer o streaming directo de torrents.

Na prática, é aquilo que se pode chamar de verdadeiro "canivete suíço" para lidar com vídeo, e a versão 4.0 do VLC, por agora disponível em beta reforça a aposta no streaming de vídeos a partir da internet, além de um interface renovado e modernizado (que poderá obrigar a alguma habituação, para os fãs do interface actual). Os seus responsáveis equacionam até lançar um serviço de vídeo online, com publicidade para ajudar a suportar este projecto open-source de longa data.
Por agora, quem quiser pode ir espreitando a versão beta para se ir preparando para o que aí vem e, se for fã deste versátil software, pode sempre fazer um donativo do valor que achar adequado na página oficial.

1 comentário:

  1. Bem bonito. Já merecia um visual mais moderno este fantástico player! Parabéns à equipa.

    ResponderEliminar