2021/02/15

Como instalar conta Google Classroom de aluno num Android

Instalar uma conta de aluno num tablet ou smartphone Android para aceder ao Google Classroom nem sempre é tão simples como se desejaria, mas eis os passos para o conseguirem fazer.

Com a pandemia de Covid-19 a obrigar uma segunda temporada de confinamento com aulas remotas em casa, há muitas pessoas que procuram soluções para que vários filhos possam ter acesso às aulas, especialmente nos casos em que há apenas um computador para partilhar. É aí que a opção por tablets Android de baixo custo se torna bastante atractiva, mas podendo causar algumas dores de cabeça no processo de adicionar a conta do aluno gerida pela escola.

Se no Windows e macOS não há grandes problemas em aceder ao Google Classroom e Google Meet para as aulas, nos Android a coisa complica-se. Há pessoas que conseguem adicionar a conta sem problemas, mas muitas outras deparam-se com erros do tipo "não foi possível criar o perfil de trabalho" ou "contacte o administrador da conta". Neste caso, têm que efectuar os passos que se seguem.


Como instalar conta Google Classroom de aluno num Android

1. Devem ter um dispositivo Android com a vossa conta pessoal introduzida, e instalarem o Google Classroom a partir da Play Store.

2. Ao abrirem a app Google Classroom, escolham a opção para acrescentar uma nova conta, e introduzam as credenciais da conta do aluno. Depois é aguardar que o processo fique concluído, e pelo meio poderá ser pedida a autorização para a instalação de um gestor de contas da Google, que devem aceitar.

3. No final, se derem um salto à secção das contas nas definições do dispositivo, deverão ver que a conta do aluno ficou criada como um perfil de trabalho.

4. Há agora que dar um salto à secção das apps instaladas (fazer gesto de deslizar do fundo do ecrã para cima), e mudarem para a secção do perfil de trabalho.

5. Nesta secção deverão ter a app Google Play com o símbolo de uma mala sobreposto (indicando que é do perfil de trabalho), devem abri-la e instalar as apps Google Classroom e Google Meet (e quaisquer outras que desejem utilizar, como Google Drive, Gmail, etc.)

6. Para facilitar o acesso aos mais novos, arrastem as apps necessárias da secção de trabalho para um dos ecrãs principais do smartphone ou tablet.

7. Agora já poderão aceder ao Google Classroom do aluno utilizando a app Classroom do perfil de trabalho (com o icon da mala sobreposto).

8. Ao entrarem na secção da escola, terão em cima o icon de uma câmara que dá acesso directo à sala de videoconferência no Google Meet, para assistirem às aulas remotas.



Por estranho que possa parecer, perdi vários dias à volta disto, para passar o pequeno de um portátil Windows para um tablet Android que se torna mais conveniente (poupa espaço na secretária, pode levar para todo o lado com facilidade, etc.) Isto porque estava a tentar adicionar a conta como utilizador secundário do tablet, que me parecia o processo mais lógico, mas depois ficando encravado num erro de que era preciso uma verificação adicional, e de que não era possível criar o perfil de trabalho. Mas pronto, depois de muitas tentativas e falhanços, lá acertei com o processo que funcionou, e espero que possa ser útil para quem estiver em situação idêntica.

5 comentários:

  1. Tb andei às turras o ano passado para adicionar a conta de aluno num smartphone Android (Mi A2) mas penso que o Family Link estava a adicionar confusão e acabei por conseguir retirando a conta inicuial do Family Link e depois de adicionar a conta de aluno voltar a ativar o family link... mas a app Socratic continua a não funcionar diz para contactar o administrador ou qqc assim..

    ResponderEliminar
  2. Criando duas contas no tablet tambem funciona sem problemas, so mudar perfil entre uma e outra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui não funcionava dessa forma (em 2 tablets diferentes). Criava a conta secundária, mas depois dava o "não foi possível criar o perfil de trabalho".

      Eliminar
    2. Criei um novo perfil com o email da escola e so obriga a ter codigo de segurança para abrir o tablet, ja o fiz em 2 no primeiro um chuwi criou 2 espacos de trabalho destintos, agora num Lenovo apenas manteve um unico espaço trabalho com 2 emails e acesso as apps todas dependendo da conta ativa no momento

      Eliminar