2021/02/15

Cubox-M quer ser um RPI mais potente e compacto

A SolidRun tem um um microcomputador de tamanho compacto, o Cubox-M, que se apresenta como alternativa mais potente e diminuta ao "habitual" Raspberry Pi.

O Cubox-M chega-nos com a forma de um cubo com apenas 5 cm de lado, tendo no seu interior um SoC i.MX8M Plus a 1.8GHz, com cores Cortex A53 e acelerador NPU, 4GB de RAM LPDDR-4000 (podendo ir até 8GB), e 8GB de flash + microSD. Na caixa compacta temos uma ficha HDMI, 2x USB 3.0, Ethernet Gigabit (o chip suporta duas ligações Ethernet, embora neste caso venha apenas com ficha para uma), e no campo das comunicações wireless temos WiFi 802.11 ac e Bluetooth 5.0.
Este sistema suporta Linux Kernel 4.9, dando-lhe acesso a uma variedade de distros Linux, assim como Android 11. A SolidRun apresenta-o como solução para kiosks multimédia, sistemas de publicidade vídeo, e também para aplicações de processamento de imagem tirando partido do seu acelerador de processamento neuronal e interfaces disponíveis. Como vantagem adicional, também pode ser opcionalmente alimentado via PoE (Power over Ethernet), simplificando a sua utilização.


2 comentários: