2021/02/20

ESA procura Astronautas Europeus

A ESA está a abrir candidaturas para astronautas europeus, potencialmente incluindo até pessoas com deficiências físicas que até agora estariam automaticament impedidas de o serem.

Mesmo a propósito da chegada do rover Perseverance a Marte, eis que temos também nova (e rara) oportunidade para os europeus que desejam ser astronautas. O sonho de ser astronauta era algo bastante comum para as pessoas da minha geração, que acompanharam o programa Space Shuttle e sonhavam com a promessa feita de que em breve teríamos "hotéis espaciais". Infelizmente, ser astronauta continua a potencialmente uma das profissões mais difíceis de conseguir - mas volta a ser uma possibilidade para os cidadãos europeus.

A ESA está à procura de candidatos a astronautas, o que é de enorme relevância, considerando que o última vez que essas candidaturas abriram foi em 2008.

Embora a lista de requisitos seja extensa, tanto a nível de currículo escolar como profissional, e a sua própria personalidade e forma de lidar com a pressão e situações difíceis também vá ser avaliado durante o processo de selecção; temos também a excelente notícia de que existe um programa para "para-astronautas" que visa avaliar e potencialmente permitir que pessoas com deficiências físicas possam também ter acesso ao espaço.
Será uma excelente notícia para todos os que sonham com esta possibilidade, mas que habitualmente estariam automaticamente eliminados pelas condições físicas.

As candidaturas estarão abertas de 31 de Março a 28 de Maio, seguindo-se um longo processo de selecção e avaliação que se prolonga por mais de um ano, até que finalmente este novo lote de astronautas europeus seja anunciado publicamente em Outubro de 2022.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)