2021/02/20

Helicóptero do rover Perseverance diz estar pronto

Depois da aterragem bem sucedida do Perseverance em Marte, também o helicóptero Ingenuity comunicou com a Terra a dizer que está pronto para prosseguir com a missão.

De entre todas as coisas novas que o Perseverance levou para Marte, uma das mais inovadores é o Ingenuity, um pequeno helicóptero que - se tudo correr bem - se tornará na primeira aeronave a voar fora do nosso planeta. Bem, não tão pequeno quanto se possa imaginar, já que para voar na pouco densa atmosfera marciana conta com hélices com 1.2 metros de diâmetro:
O Ingenuity será a primeira aeronave motorizada a tentar voar noutro planeta, e irá validar muitas das opções técnicas que poderão ser usadas para futuros drones voadores de exploração. Para isso, para além de todo o processo de ser largado pelo Perseverance, terá que demonstrar a capacidade de conseguir recarregar as suas baterias usando o seu próprio painel solar, e posteriormente voar na ultra fina atmosfera marciana (apenas 1% da densidade da Terra), motivo pelo qual também está equipado com hélices com um diâmetro de 1.2 metros.

O rover Perseverance já deu início ao carregamento das baterias do Ingenuity, e depois de completado uma série de testes e ciclos de carregamento, irá largá-lo na superfície marciana, daqui a um mês ou dois, para que dê início à sua própria missão.

Pena termos que contar ainda com imagens e vídeos transmitidos a "conta-gotas", o que significa que temos que esperar dias para receber um vídeo. Já era tempo de se criar uma rede de comunicações que vários megabits com Marte, pois actualmente as comunicações são feitas a velocidades de 800-3000 bits por segundo (bits!). Ou seja, para receber uma imagem de 1 MB de Marte, temos que esperar entre e 40 minutos a 3 horas!


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)