2021/02/13

Google Assistant chega aos desktops com projecto feito por fã

Ter o Google Assistant no desktop, com estilo que até supera a maioria dos programas da Google, é agora possível - cortesia de um developer individual.

Há muito que a Google parece ter abandonado os desktops (ainda acho ridículo que o Google Feed que temos nos smartphones e tablets, não seja replicado nos desktops), e a ausência do Google Assistant nestes sistemas operativos é também um exemplo perfeito disso; mas que agora pode ser solucionado, com um pouco de trabalho.

Este Google Assistant para Desktop, criado por Melvin L. Abraham, não é um programa oficial da Google, mas bem que poderia ser. Está disponível como open-source para Windows, Linux, e macOS, e permite ter o Google Assistant acessível a partir do computador, com um design e efeitos muito bem conseguidos.

A única chatice é que este não é um programa que se possa simplesmente descarregar e usar. É necessário criar uma conta nos serviços de cloud da Google (pode ser a conta gratuita), e de seguida efectuar uma sequência de 30 passos para lá criar um projecto e autenticar o programa com o acesso ao Google Assistant.

Em contrapartida, este método garante que tudo permanece apenas dentro da conta do próprio utilizador, e que não é necessário estar a fornecer as credenciais de acesso à conta Google a um qualquer programa desconhecido que as pudesse enviar sabe-se lá para onde.

Quase dá vontade que a Google adoptasse o projecto e o tornasse oficial; mas por outro lado, com a propensão que a Google tem para mater projectos, mais vale deixar que permaneça assim, por quem continuar a mantê-lo e a desenvolvê-lo com gosto.

1 comentário: