2021/02/03

Google Assistant deixa de controlar alguns smart devices

O Google Assistant está a frustrar alguns utilizadores, apresentando um erro "device hasn’t been set up yet" para dispositivos que estavam a funcionar perfeitamente.

Infelizmente, temos mais um caso que vem dar razão a todos os que alertam para que, qualquer sistema de controlo doméstico para dispositivos inteligentes - as ditas "casas inteligentes" - nunca deverá depender de qualquer serviço externo. Este bug do Google Assistant, em que coisas que estavam a funcionar deixam de funcionar de um dia para o outro, sem qualquer explicação, é precisamente o tipo de coisa que é inadmissível num cenário de domótica.

A maioria dos utilizadores poderá tolerar que de vez em quando o seu computador tenha que lidar com um bug que obriga ao habitual "reinicar e voltar a tentar", e já muito frustrante é habilitarem-se que uma qualquer actualização automática do sistema, de uma app, ou de um driver, faça com que algo que funcionava bem (como uma impressora) deixe de funcionar e obrigue a perder horas ou dias a tentar repor a normalidade. No entanto, isso muda completamente de figura se se tratar de algo como poder ligar ou desligar as luzes de casa, ou abrir e fechar os estores, ou tudo o mais que se pode fazer em casa. Não é admissível que num dia se possa dar um comando de voz para acender ou apagar luzes, e no outro dia, sem que se tenha feito nada, nos seja dito que afinal as luzes não estão configuradas.

Qualquer que seja o sistema escolhido, é essencial que se trate de algo que possa ter funcionamento assegurado e que não fica dependente de "fenómenos" externos que causem este tipo de comportamentos estranhos. Isto não significa que não se possam usar serviços externos, o que é possível e por vezes inevitável; mas apenas de que não se deverão depender deles para funcionalidades críticas que possam vir a impedir o acesso ao controlo básico dos dispositivos em casa.

1 comentário:

  1. Exacto, daí eu ter o google assistant conectado ao Home Assistant.

    ResponderEliminar